Se você está pensando em começar a vender bolos e tem dúvidas sobre como escolher a embalagem para bolo, hoje vamos te ajudar.
Bolo caseiro se popularizou muito nos últimos anos em São Paulo. Na capital paulista é bastante comum encontrar pequenas bancas montadas ao lado dos principais pontos de ônibus da cidade, nas quais é possível encontrar guloseimas típicas de um belo café da manhã, tais como pães de queijo, café e bolos.
Com a pandemia do COVID-19, os cuidados com a higiene e manuseio de alimentos passam a ser redobrados. Desde o preparo em casa, passando pelo transporte e a exposição do alimento, é fundamental contar com recursos que assegurem um processo livre de contaminações.
Vender bolo caseiro em pedaços ou inteiro tem excelente saída em comércio formal e informal em pontos estratégicos da cidade. Muitos bares e pequenos restaurantes ofertam café, salgados e bolos caseiros a seus clientes para consumo local ou embalado para viagem.
Com exceção das padarias e pequenos comércios que contam com equipamentos adequados para panificação e produção própria, a maioria dos estabelecimentos opta por comprar bolos para revender o que incrementa seu portfolio de produtos.
Agora, quem escolheu levantar uma renda extra com a venda de bolos ou, ainda, tem como meta tornar esse ofício sua fonte principal de renda precisa desenvolver habilidades diversas. Tão importante quanto as receitas a serem escolhidas e o fornecedor de seus ingredientes está a apresentação de seu produto, fazendo-se necessário aprender como embalar bolo em pedaço para vender. É o que descobriremos a seguir.
COMO EMBALAR FATIAS DE BOLO PARA VENDER
Embalar fatias de bolo para vender é uma tarefa relativamente simples, porém requer alguns cuidados na escolha da embalagem de acordo com o formato do bolo, sobretudo para evitar quebra durante o transporte.
Seja redondo, quadrado ou retangular, é essencial encontrar uma embalagem que acomode bem o bolo. Nesse sentido, na hora da compra, altura e largura da forma devem ser considerados.
Caso a embalagem seja maior ou menor que o alimento, corre-se o risco de quebra durante o transporte, o que trará grandes prejuízos para o vendedor.
É possível embalar fatias de bolo de diversas formas de acordo com a receita escolhida. Bolo gelado tradicionalmente é embalado em papel alumínio. Esse tipo de embalagem ajuda a preservar a temperatura de armazenamento, conferindo frescor ao produto no momento da venda.
Caso o bolo possa ser apreciado em temperatura ambiente, como é o caso dos tradicionais sabores formigueiro, laranja e milho, a embalagem para fatia de bolo pode ser do tipo pote de plástico com tampa. Esse modelo é bastante recomendado para levar para viagem, preservando ao máximo suas características originais mesmo quando transportado em mochila ou bolsa, por exemplo.
Uma alternativa à embalagem de plástico é a embalagem de isopor. A mesma embalagem utilizada em hamburgueria para transporte de salgados também pode acomodar um pedaço de bolo. Entretanto, como vimos, o ideal é que a embalagem tenha dimensões aproximadas do tamanho do alimento. Uma fatia triangular transportada numa embalagem quadrada de isopor pode tombar e perder sua forma.
COMO EMBALAR UM BOLO COM COBERTURA
Em geral, quando se pensa em bolo caseiro a imagem que vem à cabeça é de um bolo úmido, porém sem cobertura, como os populares sabores leite, aipim e chocolate. Nesses casos, acomodar o bolo em prato de papelão e protegê-lo com papel de seda pode ser suficiente para transporte.
Entretanto, muitas casas de bolos oferecem variedades de coberturas que podem ser adquiridas à parte ou mesmo serem derramadas no topo do bolo que será levado para viagem. Nesse caso, embalagem de plástico para bolo com tampa é o mais indicado.
Não se esqueça de dar seu toque pessoal à embalagem. Personalizá-la com um adesivo que contenha o logo e telefone de sua empresa, por exemplo, ajuda muito a fixar sua marca na mente do consumidor. Esse cuidado também deve ser observado na sacola de transporte que, assim como o bolo caseiro, pode ter uma roupagem rústica. Papel kraft é uma excelente opção nesse sentido.
PODE EMBALAR BOLO QUENTE?
Bolo quente não deve ser embalado. Se o bolo for embalado ainda quente, o vapor confinado na embalagem favorece a proliferação de fungos e bactérias. Infelizmente, essa é uma das causas de perdas de bolos e reclamações de clientes que notam manchas no alimento mesmo dentro da data de validade.
Assim, para não ter surpresas desagradáveis e desperdício, sempre espere o bolo esfriar totalmente antes de embalá-lo.
SABORES DE BOLOS CASEIROS
Existem inúmeros sabores de bolos caseiros incluindo os tradicionais leite, milho, chocolate, coco, laranja e formigueiro. Essas variedades levemente úmidas, porém, sem cobertura são bastante práticas para quem deseja consumir o alimento em transporte, no caminho para o trabalho, por exemplo.
Há variações das receitas clássicas, ainda sem cobertura. Nesse grupo incluem-se sabores como fubá cremoso, fubá com goiabada, maçã com castanha, mandioca com requeijão, entre muitos outros.
Agora, bolos caseiros também vão muito bem com cobertura. Começando pelo tradicional cenoura coberto com calda de chocolate, passando pelo bolo prestígio, limão, maracujá e leite ninho.
Seja qual for a escolha, é essencial separar a embalagem adequada para armazenamento e transporte de modo a preservar suas características originais até o destino.
COMO ESCOLHER A EMBALAGEM PARA BOLOS
A embalagem para venda de bolos precisa respeitar as dimensões do alimento. Na hora de escolher a embalagem para bolos preste atenção na ficha técnica, sobretudo altura e largura.
Produtos descartáveis precisam ter a qualidade necessária para preservar o alimento íntegro no transporte até o destino final. Dessa forma o cliente terá uma melhor experiência pós-venda, acessando um produto que teve suas características originais, aroma, sabor e textura preservados.
Definitivamente, escolher certo a embalagem é de extrema importância. Isto transmite os cuidados e zelo da loja para com o produto e, consequentemente, para com o cliente.
Adicionalmente, a embalagem é um importante meio de propaganda para o negócio, local onde o empreendedor poderá imprimir sua marca e contatos. Ali pode-se, inclusive, fixar um cartão para futuras compras. Quem sabe até um cartão fidelidade?
Precisa de embalagem para bolo? Na Praticpack você encontra as opções ideais para acomodar bolo de pote, bolo redondo e bolo em fatia, além de embalagens para outros itens de confeitaria.
Clique aqui e solicite seu orçamento diretamente com os nossos consultores.