México comemora Dia Mundial do Ovo como maior consumidor do mundo

O México comemora o Dia Mundial do Ovo, mantendo-se como o maior consumidor de ovos per capta do mundo. De acordo com estatísticas da União Nacional de Avicultores (UNA) do México, a produção de ovos no país é estimada em 2.765,4 milhões de toneladas para 2017.

O México se mantém como o principal consumidor de ovos no mundo, com 23,3 kg por habitante ao ano – estimativa para o final de 2017 – UNA. Essa tendência positiva se mantém desde o ano passado, quando o consumo per capta de ovo foi de 22,3, já colocando o México como o maior consumidor de ovos do mundo.

Día Mundial del Huevo: México su Principal Consumidor Celebra! Dia Mundial do Ovo Principais Consumidores de Ovos Inteiros

Além disso, a UNA prevê que, ao final de 2017, a avicultura de postura no México registre um crescimento de 3%. Seu desenvolvimento se dará da seguinte forma: Jalisco 55%, Puebla 15%, Sonora 8%, Mérida 5%, La Laguna 5%, Sinaloa 3%, Guanajuato 2% e 5% no restante do país. No México estima-se uma produção de ovos de 2.765,4 milhões de toneladas, sendo 117 milhões de caixas de ovos ao ano, cada uma contendo 360 ovos, ou seja, o quinto maior produtor de ovos do mundo.

Día Mundial del Huevo: México su Principal Consumidor Celebra! Dia Mundial do Ovo Produção e Consumo Aparentes de Ovos

Enquanto isso, na produção pecuária do México, o ovo e o frango têm uma participação de 63,8%, da qual o ovo representa 29,4%. Portanto, a indústria avícola representa um papel preponderante no setor agropecuário e no fornecimento de proteínas à população mexicana.

Día Mundial del Huevo: México su Principal Consumidor Celebra! Dia Mundial do Ovo Contribuição do Ovo na Produção Pecuária

México, através do Instituto Nacional Avícola (INA), comemora o Dia Mundial do Ovo que, nesse ano, cai na próxima sexta-feira, 13 de outubro. As festividades incluem um passeio por diferentes cidades do país: Mérida, Monterrey, Guadalajara, Torreón, Veracruz, Puebla e a Cidade do México, onde serão realizados palestras e eventos de divulgação sobre os benefícios que o consumo de ovos gera à saúde.

Rodolfo Valadez Delgado, coordenador e conselheiro do Instituto Nacional Avícola, informou que “O ovo, além de ser um alimento altamente nutritivo, contribui para a redução de peso, sem gerar nenhum problema à saúde”. Durante a comemoração, no México, do Dia Mundial do Ovo 2017, o coordenador e conselheiro do INA informou que o país “enfrenta um grave problema de saúde pública, ao estar nos primeiros lugares de obesidade em crianças e adultos, ainda que pouco a pouco estejam mudando os hábitos de consumo da população mexicana”.

Além disso, Rodolfo Valadez Delgado disse que hoje o ovo é um dos alimentos melhor qualificados pelos especialistas, motivo pelo qual se faz necessário incluir na dieta dos mexicanos que buscam reduzir a obesidade e o sobrepeso a que estão expostos. Acrescentou ainda que o ovo, além de ser um alimento rico em proteínas e vitaminas, contém apenas 75 calorias, o que favorece ainda mais seu consumo. Os nutrientes do ovo também produzem maior sensação de saciedade, fazendo os períodos entre as refeições mais prolongados. “Isto é excelente, porque além de estarmos nos nutrindo, evitamos a ingestão de alimentos que provocam a obesidade e o sobrepeso”.

Por outro lado, as pesquisas revelam que as proteínas de alta qualidade como a do ovo, quando incluídas nas refeições diárias, estimulam a formação de massa muscular. Da mesma maneira, o coordenador e conselheiro do Instituto Nacional Avícola manifestou que “um esforço importante tem sido feito por educar os consumidores no básico que representa ter uma alimentação balanceada, já que com isso podem prevenir doenças como a obesidade, sobrepeso e diabetes”.

Ele também lembrou que o Dia Mundial do Ovo é comemorado na segunda sexta-feira de outubro, com a participação de mais de 150 países.

Essa comemoração surge como uma iniciativa da International Egg Commission (IEC), com o objetivo de promover o consumo deste alimento básico, informar sobre suas propriedades nutricionais e resolver as dúvidas existentes em torno deste produto avícola.

Fonte: aviNews – México comemora Dia Mundial do Ovo como maior consumidor do mundo

WeCreativez WhatsApp Support
FALE CONOSCO
Olá, como podemos te ajudar?
Rolar para cima